O que é o Cpanel?

Cpanel é um painel de controle existente em planos de hospedagem. O grande diferencial é que você pode gerenciar tudo em sua hospedagem apenas clicando em ícones que estão identificados com cada serviço disponível.

Geralmente quando você contrata um plano de hospedagens de sites, o provedor lhe envia um e-mail de boas-vindas juntamente com o link de acesso do seu painel de controle.

Esse painel de controle é a referência em sistemas Linux. Então basicamente o acesso se dá por login e senha através da url disponibilizada por seu provedor de hospedagem.

Vou listar aqui alguns dos componentes mais importantes desse tipo de painel:

Gerenciador de Arquivos

Utilizado para criar, visualizar e modificar arquivos e pastas que fazem parte de seu site ou aplicação web.

Gerenciador de E-mails

Através desta interface poderá criar, excluir e gerenciar caixas de e-mail, inclusive acessar configurações para acesso ao webmail ou Outlook.

Banco de Dados

Por padrão o MySQL é o banco mais utilizado no Cpanel. Você poderá realizar o controle total de suas tabelas inclusive utilizando o acesso remoto.

Foram citados apenas alguns exemplos existentes dentro do Cpanel, mas dependendo do seu provedor de hospedagem você terá acesso a uma gama de opções muito úteis para administrar seu site/e-mail.

Abaixo segue um figura que mostra uma parte de um painel Cpanel:

Cpanel

Esse painel é o modelo disponibilizado pelo provedor Hostinger, é o mesmo que utilizei para criar esse blog e esse conteúdo que você está vendo. Foi através dele que realizei a instalação do WordPress. Foi muito fácil e os demais recursos do painel te deixarão familiarizado em pouco tempo.

Posso dizer que esse é o canivete suíço da sua hospedagem 🙂

O que é o Cpanel?
Compartilhe!

Deixe uma resposta